BLOG

Regras para Distribuição de Lucros

EFD Reinf

A EFD Reinf é uma obrigação vinculada ao Sistema SPED, vem sofrendo várias mudanças, para que obrigações anteriores sejam descontinuadas, nesse caso, a próxima será a Dirf, deixará de ser exigida a partir do exercício 2024/2025. Por esse motivo, tanto a Contabilidade quanto os Empresários devem se adequar às mudanças constantes.

As novas informações exigidas na transmissão do EFD Reinf, agora incluem as Distribuições de Lucros que deverão ser informadas a partir da competência 09/2023 de forma mensal.

Atenção ao efetuar distribuição de lucros, pois antes de remunerar os sócios, é necessário atender os requisitos abaixo:

  • Suportar prejuízos; e 
  • Constituir reservas.

Regras e requisitos para distribuir lucros de forma isenta:

  • Ter apurado lucro contábil;
  • Não possuir débitos federais;
  • Previsão em contrato social da forma e periodicidade;

Para atender ás exigências do EFD Reinf em tempo hábil, será necessário enviar até o 2° dia útil, as informações referentes ao mês imediatamente anterior:

  • Recibo de pagamento de rendimentos aos sócios indicando a forma de pagamento, semelhante ao modelo abaixo:

Como saber quanto e como pagar dividendos?

  • Acompanhar o lucro contábil apurado por meio dos demonstrativos contábeis, por isso é importante manter o envio da documentação sempre em dia, a fim de ter a disposição informações atualizadas; 
  • A destinação de lucros e pagamentos de dividendos deve possuir previsão no contrato social e quando omisso, deve-se respeitar a proporcionalidade da participação societária de cada sócio;
  • A aprovação dos demonstrativos contábeis, resultado apurado e deliberação sobre a destinação de lucros devem ser aprovadas em reunião pelos sócios e possuir registro em ata;
  • Em caso de distribuição distinta da previsão em contrato será necessário constar em ata de reunião;
  • Não é recomendado o pagamento de dividendos referentes ao período corrente, visto que podem existir períodos sazonais na atividade e oscilação na apuração de lucros. 
  • Caso a administração opte por realizar a distribuição de lucros de períodos intermediários, ou seja, antes do encerramento do exercício, é necessário que haja previsão contratual;
  • Quando realizada a opção de distribuição de lucros de períodos intermediários e estes excederem o lucro apurado no exercício, haverá tributação sobre o que exceder o lucro apurado à alíquota de 35%, considera-se vencido o imposto sobre a renda na fonte no dia do pagamento da referida importância, conforme artigos 730 e 731 RIR. Portanto, neste caso é necessário cautela.

Em caso de dúvidas entre em contato com o responsável contábil pela sua empresa!

Fonte: Equipe Organo

História

Com mais de 20 anos de experiência no segmento contábil, nascemos com o propósito de proporcionar aos empresários a aquisição de serviços em um único local, oferecer soluções para as buscas intermináveis da rotina administrativa, assim contribuindo para otimização de tempo do cliente. Primeiramente iniciamos ofertando soluções contábeis, tributárias, legais e atualmente estamos com uma carteira completa, tudo o que o empresário necessita para uma tomada de decisão mais assertiva em sua organização.

Posts Recentes