BLOG

ECF – BLOCO X, Obrigatoriedade inicia em 01/06/2020.

As informações geradas pelo Bloco X, é exigida do comercio varejista de Santa Catarina usuário de ECF. O cronograma de obrigatoriedade para os comércios sofreu alteração através da publicação do ATO DIAT Nº 010/2020. Segue abaixo novo Cronograma de obrigatoriedade:


A partir de 1º de junho de 2020, os estabelecimentos enquadrados nos seguintes códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE):
a) 2950600 – Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores;
b) 4511101 – Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos;
c) 4520001 – Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores;
d) 4520002 – Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores;
e) 4520003 – Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores;
f) 4520004 – Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores;
g) 4520005 – Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores;
h) 4520007 – Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos
automotores;
i) 4530701 – Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores;
j) 4530703 – Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores;
k) 4530705 – Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras de ar;
l) 4541203 – Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas;
m) 4541206 – Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e
motonetas;
n) 4543900 – Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas;
a partir de 1º de outubro de 2020, os demais estabelecimentos enquadrados nos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de Comércio Varejista.

 O que é o Bloco X ?


O Bloco X consiste no envio de arquivos obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da SEF/SC. São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque. A medida permite melhor acompanhamento e fiscalização das transações de venda ao consumidor final.


Quem esta obrigado ao Bloco X?


Estão obrigados ao envio do Bloco X os estabelecimentos usuários de PAF-ECF (independente ou não de estarem credenciados a emitir NFE).


Minha empresa é Simples Nacional, também estou obrigado?


Sim. A obrigatoriedade não tem relação com o enquadramento fiscal do contribuinte, sendo usuário ECF esta sujeito a entrega dos arquivos, observado o Cronograma de obrigatoriedade.


A responsabilidade pelo envio dos arquivos do Bloco X é do contador?


Não. O envio é realizado pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF) do usuário, sem necessidade de comando do contador.


Para a transmissão dos arquivos do Bloco X é preciso usar certificado digital?


Sim. Os arquivos XML devem ser digitalmente assinados. O certificado digital deve ser o do estabelecimento usuário do PAF-ECF. Não serve e-cpf do responsável ou certificado do contador. Também é necessário possuir acesso a internet.


A partir de qual data devo entregar os arquivos do Bloco X ?

A partir da data prevista no cronograma


Qual a penalidade por deixar de apresentar o arquivo do Bloco X?


MULTA de 0,1% do valor das operações e prestações, relativas a soma das entradas e saídas, ocorridas no período de apuração correspondente ao documento não entregue, não inferior a R$ 1.000,00 (um mil reais). Sendo que a multa será aplicada novamente caso o sujeito passivo não regularizar a situação que ocasionou a sua imposição, no prazo previsto intimação, nunca inferior a 30 (trinta) dias.


Fique atendo a possibilidade de bloqueio do equipamento:
Sempre que o número de transmissões automáticas não executadas for igual a 10 (dez) ocorrências, o PAF-ECF deve impedir o seu próprio uso. Portanto o sistema do equipamento ficará bloqueado até que as pendencias sejam sanadas.


IMPORTANTE: verifique junto ao fornecedor do sistema sobre o assunto e se certifique que ele está preparado para fornecer o bloco X dentro do cronograma acima.

A transmissão de informações diárias contidas no Bloco X será a nível de item, portanto, será necessário revistar cadastro de produtos, código CEST, NCM, Código de Barras, Tributação do ICMS, a fim de evitar inconsistências ou ausência de informação no arquivo transmitido.

História

Com mais de 20 anos de experiência no segmento contábil, nascemos com o propósito de proporcionar aos empresários a aquisição de serviços em um único local, oferecer soluções para as buscas intermináveis da rotina administrativa, assim contribuindo para otimização de tempo do cliente. Primeiramente iniciamos ofertando soluções contábeis, tributárias, legais e atualmente estamos com uma carteira completa, tudo o que o empresário necessita para uma tomada de decisão mais assertiva em sua organização.

Posts Recentes